“Entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica: ‘Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito’. Disse-lhe Jesus: ‘Eu irei e o curarei’. Respondeu o centurião: ‘Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado. Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: Vai, e ele vai; a outro: Vem, e ele vem; e a meu servo: Faze isto, e ele o faz…’. Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: ‘Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel. Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos Céus com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes’. Depois, dirigindo-se ao centurião, disse: ‘Vai, seja-te feito conforme a tua fé’. Na mesma hora o servo ficou curado.” (Mateus 8,5-13)
Cara, o Evangelho pode ser tão provocativo! Justo quando você acha que “descobriu” tudo; e você acha que aprendeu a maneira “Ortodoxa” na qual Cristo “opera” nossa salvação, Ele vai e faz “conforme a fé” de certo alguém “não”-Ortodoxo. O centurião realmente rejeita a “maneira” que o Senhor propõe, “ir” sob o seu teto, e o Senhor aceita a proposta do centurião. “Vai, seja-te feito conforme a tua fé”, diz nosso imprevisível Senhor ao “forasteiro” da fé “ortodoxa”.
Estou sugerindo que eu deveria me afastar da fé Ortodoxa? Não, claro que não. Mas estou sugerindo que eu não deveria subestimar, nem presumir entender, as várias maneiras pelas quais o Senhor “opera” entre os e “pelos” “não”-Ortodoxos, quando eles O suplicam de suas próprias maneiras. “Multidões virão”, Ele nos diz, não apenas “do Oriente”(!), mas também “do Ocidente”, e eles “se assentarão no Reino dos Céus com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores”. Glória a Ele, por todas as Suas obras salvíficas, tanto no Oriente quanto no Ocidente!
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com