PEQUENOS ATOS DE BONDADE

Quem vos recebe, a mim recebe. E quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Aquele que recebe um profeta, na qualidade de profeta, receberá uma recompensa de profeta. Aquele que recebe um justo, na qualidade de justo, receberá uma recompensa de justo. Todo aquele que der ainda que seja somente um copo de água fresca a um destes pequeninos, porque é meu discípulo, em verdade eu vos digo: não perderá sua recompensa.” (Mateus 10,40ss)

Por “estes pequeninos”, Cristo se refere a qualquer pessoa que venha a Ele, ou seja, seja levada a Ele por outras pessoas — até as criancinhas, que talvez nem entendam que estão sendo levadas a Ele, ou Quem Ele é, ou com o que Ele tem a ver (cf. Mateus 18,4ss). Em outras palavras, eu posso trazer “recompensa” ou bênção para o meu mundo, simplesmente sendo “um destes pequeninos” e permitindo que pequenos atos de bondade sejam feitos para comigo, ou eu praticando outros pequenos atos de bondade com os “pequeninos”.

Hoje, portanto, que eu não subestime o valor dos pequenos atos de bondade, sejam as responsabilidades cotidianas de uma mãe ou pai para com seus filhos, como fazer o café da manhã, ou ir para o local de trabalho chato e ficar sentado em um cubículo o dia inteiro para conseguir o pão de cada dia; ou compartilhar “um copo de água fresca” com um colega sobrevivente de um furacão; ou apenas oferecendo uma palavra gentil para a senhora idosa no elevador, em vez de enterrar o meu nariz no telefone, em silêncio desinteressado.

Porque qualquer ato de bondade, feito à luz da palavra do Senhor, e dito aqui para nós, será “recompensado”, e não subestimado, por Ele. Graças Te dou, Senhor, por pedir tão pouco de nós, pois muitos de nós temos muito pouco a oferecer.

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com