“Portanto, irmãos santos, participantes (μέτοχοι) da vocação que vos destina à herança do céu, considerai o mensageiro e pontífice da fé que professamos, Jesus. Ele é fiel àquele que o constituiu, como também Moisés o foi em toda a sua casa. Porém, é tido muito superior em glória a Moisés, tanto quanto o fundador de uma casa é mais digno do que a própria casa. Pois toda casa tem seu construtor, mas o construtor de todas as coisas é Deus.” (Hebreus 3,1-4)
Aqui está um simples, mas libertador, pensamento. À medida que assumimos nossas vocações, como “participantes de uma vocação que nos destina à herança do céu”, participamos na construção de nossa própria “casa”, à luz da palavra vivificante de Deus. Assumimos nossas responsabilidades cotidianas, tentando fazer a próxima coisa certa, crescendo e nos desenvolvendo tanto física como espiritualmente. Mas à medida que fazemos “a próxima coisa certa”, cuidando de nosso bem-estar físico (por exemplo, ao manter uma dieta saudável, ao fazer suficiente atividade física e ao dormir o necessário), ou de nossa saúde espiritual (por exemplo, ao manter uma conexão com Deus em oração diária e leitura de Sua palavra, e ao abraçar o firme perdão de nós mesmos e do próximo), deixamos os “resultados” de nossos esforços a Deus. Pois “o construtor de todas as coisas é Deus”.
Por isso, que eu faça o que eu preciso fazer hoje, de acordo com as minhas responsabilidades, mas deixe os resultados a Deus. Apenas Ele é o Juiz do meu “progresso”, assim não preciso me preocupar nessa matéria. Glória a Ti.
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com