“E como poderíamos agradecer a Deus por vós, por toda a alegria que tivemos diante dele por vossa causa?! Noite e dia, com intenso, extremo fervor, oramos para que nos seja dado ver novamente a vossa face e completar o que ainda falta à vossa fé. Que Deus, nosso Pai, e nosso Senhor Jesus nos preparem o caminho até vós! Que o Senhor vos faça crescer e avantajar na caridade mútua e para com todos os homens, como é o nosso amor para convosco. Que ele confirme os vossos corações, e os torne irrepreensíveis e santos na presença de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos!” (1 Tessalonicenses 3,9-13)
Amo como São Paulo está tão cheio de “alegria”, que nem sequer sabe “como poderia agradecer” a Deus, — por estes Tessalonicenses, ainda “incompletos” em sua fé. Ele “abunda em amor” para com eles, sabendo que não são perfeitos. Ele ama os outros com humildade, gratidão e alegria, segundo o mandamento, “como a si mesmo”, sabendo também que é imperfeito. E ora para que eles, do mesmo modo, “cresçam e avantajem na caridade mútua e para com todos os homens” — para com todos, mesmo quando suas imperfeições são conhecidas.
Isso pode ser óbvio de qualquer maneira, mas vou recordar a mim mesmo que a Igreja não é uma sociedade elitizada de pessoas perfeitas. E que aqueles de nós que ainda são “incompletos na fé”, e de outras formas, não são menos amados, no Espírito de alegria, humildade e ação de graças que caracteriza a verdadeira amizade ou “comunhão” em Cristo. Portanto, que eu leve este pensamento comigo hoje, para que eu não fique desanimado em minhas imperfeições, ou em minha incapacidade de cumprir o chamado de Cristo. Eu sou uma obra em andamento, e ainda assim amado, ao crescer e deixar Deus “confirmar” meu “coração irrepreensível e santo na presença de Deus, nosso Pai”, pouco a pouco, passo a passo, na jornada carregando a cruz. Que o Senhor nos faça “crescer e avantajar em caridade mútua e para com todos os homens”, no humilde amor-próprio que recebemos através de uma conexão com Ele e Seus apóstolos. Amén!
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com