“Numa grande casa não há somente utensílios/vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro. Aqueles para ocasiões finas/para honra, estes para uso ordinário/para desonra. Quem, portanto, se conservar puro e isento dessas doutrinas, será um utensílio nobre/para honra, santificado, útil ao seu possuidor, preparado para todo uso benéfico. Foge das paixões da mocidade, busca com empenho a justiça, a fé, a caridade, a paz, com aqueles que invocam o Senhor com pureza de coração. Rejeita as discussões (ζητήσεις) tolas e absurdas, visto que geram contendas. Não convém a um servo do Senhor altercar/contender; bem ao contrário, seja ele condescendente com todos, capaz de ensinar, paciente em suportar os males. É com brandura (ἐν πραΰτητι) que deve corrigir os adversários, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento e o conhecimento da verdade, e voltem a si, uma vez livres dos laços do demônio, que os mantém cativos e submetidos aos seus caprichos.” (2 Timóteo 2,20-26)
Alguns de nós são “vasos” para honra e outros para desonra, na “grande casa” de nosso Senhor, segundo nossa própria escolha. Talvez seja desconcertante que nosso Senhor também tenha vasos “para desonra” em Sua casa, mas devo dizer que sou grato por Ele simplesmente não se livrar de nós, os vasos “desonrosos”, particularmente naqueles momentos em que eu sou um deles.
Em todo caso, pergunto-me: que tipo de vaso serei hoje?
Não é uma escolha fácil, em nossa cultura na Internet de “discussões tolas e absurdas”, que podem ser tão… tolamente tentadoras, no momento. (Certo? Ou isso é só para mim?). Que eu repita para mim mesmo o que o apóstolo me diz hoje: para crescer e evitar as “paixões da mocidade” no espírito divisionista de nossa cultura moderna da Internet. Só por hoje, pelo menos, que eu “fuja das paixões da mocidade e busque com empenho a justiça, a fé, a caridade, e a paz”, e “não contenda” em minhas interações online. Que eu me reconecte com meu Deus onisciente e misericordioso esta manhã, antes de me reconectar com todos os outros online, por meio de algum tempo a sós com Ele, para que eu possa ser “santificado e útil” ao Senhor da casa, — da minha “casa”, a qual eu gostaria de consagrar a Deus hoje. Senhor, perdoa-nos hoje as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, na graça da Tua mansidão, para que possamos nos comunicar em Ti, e conTigo no quadro. Amén!
Versão brasileira: João Antunes
© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com