“De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso essa fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: ‘Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos’, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma.” (Tiago 2,14-17)
Sou grato por me deparar com a passagem citada acima nesta manhã fria de quinta-feira em Viena, pouco antes de eu sair para a minha caminhada. Sou recordado de que a minha fé em Deus, por mais Ortodoxa que seja, não me “reveste” nem me nutre apenas com as palavras que professo aos domingos; nem simplesmente garante que eu fale as palavras “certas”, sobre os assuntos “certos”. De fato, diz-me o apóstolo Tiago, minha fé é “morta”, se ela não “aquece e alimenta” minha vida diariamente, inspirando-me “corretamente” a enfrentar minhas responsabilidades, também com respeito ao “necessário para o corpo”, como a quantidade adequada de sono, de exercício, de trabalho e de alimentação saudável.
Portanto, que não me “falte roupas e o alimento cotidiano” nesta quinta-feira, tanto física quanto espiritualmente. Que eu abra meu coração à palavra e à presença de Deus, ao entrar neste dia não por conta própria, com qualquer medo egocêntrico, mas com Ele no quadro, para que eu também possa ser útil ao próximo, no Espírito de Doação de Deus. “Vinde e habitai em nós”, Senhor, ao longo deste dia, para não só falarmos, mas para também agirmos, na fé.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com