“A pretensão dos mortais será humilhada, o orgulho dos homens será abatido. Só o Senhor será exaltado naquele tempo, e todos os ídolos desaparecerão.” (Isaías 2,17s)
Esta revigorante passagem faz parte da leitura de hoje do profeta Isaías, cujas profecias são lidas nos dias de semana durante a Quaresma no ofício da Sexta Hora. Isaías fala “daquele tempo”, o da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, em Seu Espírito, segundo a vontade amorosa do Pai, em nossas vidas. — E na minha vida, uma e outra vez, em qualquer dia em que eu O permita fazer isso, deixando-me “humilhar” na graça libertadora da humildade.
Que “aquele dia” seja hoje, neste quarto dia da Quaresma, no qual continuamos nosso lamento catártico e despretensioso diante do Senhor, libertos da “pretensão” e do “orgulho” dos nossos habituais “ídolos”. Que o Senhor faça “desaparecer todos os ídolos” das minhas preocupações e padrões pecaminosos habituais, pois sou “humilhado” em Seu humilde abraço, do qual não posso cair. E conforme me preparo para a confissão no final desta semana, anoto no meu diário os “ídolos” específicos com os quais tenho sido sobrecarregado, sendo agora expostos à luz desta semana cheia de graça. Vem, Senhor, e seja “exaltado” nesta abençoada primeira quinta-feira da Quaresma, e guarda-nos pela Tua graça e pela Tua humildade.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com