MANTER-SE EM CONTATO

“E para que também vós estejais a par da minha situação e do que faço aqui, Tíquico, o irmão muito amado e fiel ministro no Senhor, vos informará de tudo. Eu vo-lo envio precisamente para isto: para que sejais informados do que se passa conosco e para que ele conforte os vossos corações. Paz aos irmãos, amor e fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. A graça esteja com todos os que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor inalterável e eterno.” (Efésios 6,21-24)

São Paulo “conforta os corações” de seu povo, enviando Tíquico para que estejam a par de sua situação. O Apóstolo está afirmando seu amor pelo seu rebanho, mantendo-o informado sobre os seus assuntos. Pelo contrário, penso que seria prejudicial para o amor, e em última análise para a unidade da igreja, se o povo fosse mantido no escuro sobre o que se passa com o(s) seu(s) líder(es) religioso(s).

Provavelmente há aqui hoje uma lição para os líderes da igreja, mas qual é a lição simples que eu, pessoalmente, retiro disto, para a minha própria vida? Preciso de me manter em contato com aqueles que amo a longa distância, e ocasionalmente fazê-los saber como estou, para que o amor se mantenha vivo. Hoje em dia é mais difícil e mais fácil, manter contato com os entes queridos, em nossa economia globalizada, quando muitos de nós nos encontramos vivendo longe de “casa”. É mais difícil, devido às distâncias mais longas, mas também “mais fácil”, devido aos muitos meios de comunicação à nossa disposição, como as redes sociais, o Zoom, o Skype e assim por diante. Coloco o “mais fácil” entre aspas, porque a nossa conectividade constante, através de todos estes meios de comunicação, pode também tornar-se insuportável. Se eu não fizer um esforço para limitar a comunicação com alguém específico ou com todos em geral, 24 horas por dia, 7 dias por semana, posso não ter o desejo ou a energia para um contato significativo com mais ninguém.

Hoje, que eu esteja atento a como/quando me mantenho em contato, e com quem. Senhor, ajuda-nos a amar-Te, e uns aos outros, mesmo dispersos como estamos, e conectados como estamos, por todo o planeta hoje.

Versão brasileira: João Antunes

© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com