CRISTO “SAI”

E tu, Belém, casa de Efratá, pequeníssima és para estares no meio dos milhares de Judá. De ti sairá (ἐξελεύσεται) para Mim alguém para ser regente em Israel; e as saídas dele (seus êxodos, αἱ ἔξοδοι αὐτοῦ) vêm desde o início (ἀπ᾽ἀρχῆς), dos dias de antanho. Por isso, entrega-las-á até ao tempo de a parturiente dar à luz; e os remanescente dos irmãos deles regressarão para os filhos de Israel.” (Miquéias 5,1s, cf. a Septuaginta, tradução ao Português por Frederico Lourenço)

Conforme aqueles que seguem o Calendário Juliano Tradicional ainda têm cerca de duas semanas até ao Natal, e os que seguem o Calendário Juliano Revisado — apenas dois dias, estou contemplando esta conhecida profecia sobre o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém. Surpreende-me esta manhã que não se chame “entrar” em nosso mundo, mas sim “sair”, para a missão de Seu Pai. De fato, nosso Deus não é Aquele que se isola, mas Que “sai” e Se estende, uma e outra vez, compartilhando o Seu Ser conosco e com outras criaturas “desde o início”, de diferentes formas. E Seu Filho Unigênito “sai” num mundo não exatamente acolhedor, ou mesmo seguro, para Ele e para Sua família humana. O “êxodo” de Cristo do ventre da Mãe de Deus é logo seguido pelo “êxodo” de toda a Sagrada Família para o Egito, — e assim Sua vida terrena continuará, exposta a todo o tipo de inseguranças e morte, — até o Seu “êxodo” da morte desde o Sepulcro.

Conforme o Filho Unigênito de Deus “sai” para compartilhar nossas vulnerabilidades, que eu também “saia” para além do meu pequeno eu, e entre em comunhão com Ele. Esta manhã posso juntar-me à Igreja que dá sempre à luz, e deixar que a graça de Deus seja produtiva no meu dia, quaisquer que sejam as inseguranças e vulnerabilidades dele. “O Senhor é Deus, e nos apareceu! Bendito o que vem em nome do Senhor!”.

Versão brasileira: João Antunes

© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com