VIGIAR

Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá (ἔρχεται) o vosso Senhor.” (Mateus 24,42)

Esta passagem, na qual Cristo me diz para “vigiar”, ou “prestar atenção”, é geralmente traduzida como uma admoestação sobre o futuro, porque não sabemos quando o Senhor “virá” em Sua “vinda” final. Contudo, aqui Cristo usa realmente o tempo presente; Ele diz, para ser preciso, que nós não sabemos quando Ele “vem” (ἔρχεται).

O Senhor “vem” até mim de formas inesperadas; em momentos de solidão e através de outras pessoas, tanto amigos como desconhecidos, criados à Sua imagem, e através de toda a criação, quando eu presto atenção. Hoje em dia é fácil não prestar atenção, quando estamos absortos em nossos telefones, esquecidos do que acontece ao nosso redor durante a maior parte do tempo. Podemos ser alheios aos outros que viajam conosco no trem, ou no elevador, ou mesmo aos que estão sentados conosco na mesa do jantar. Mesmo quando estamos sozinhos, caminhando no parque ou à espera de um amigo num café, podemos facilmente escapar ao momento de solidão para checar o sempre presente dispositivo móvel.

Hoje que eu reserve algum tempo para estar mais presente, para “vigiar” conforme o meu Senhor vem ter comigo, seja nas cores das estações do ano que mudam, nas rosas que se abrem, ou nas várias pessoas que encontro. Que Ele esteja presente para mim, e eu para Ele, nos lugares e pessoas que Ele me revela hoje.

Versão brasileira: João Antunes

© 2015, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com