“Como eleitos de Deus, santos e amados, revesti-vos, pois, de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor vos perdoou, fazei-o vós também. E, acima de tudo isto, revesti-vos do amor, que é o laço da perfeição. Reine nos vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados num só corpo. E sede agradecidos.” (Colossenses 3,12-15)
Ontem, quando estava caminhando algures, vi um cartaz que dizia: “O que é que VOCÊ fez pela Paz Mundial hoje?”. Isso fez-me pensar na conhecida citação de Santa Teresa de Calcutá: “O que você pode fazer para promover a Paz Mundial? Vá para casa e ame sua família”.
O Apóstolo Paulo dá uma descrição mais precisa da mesma ideia; da ligação entre o amor pelas pessoas mais próximas de nós e a paz. Ele também acrescenta a gratidão, terminando esta passagem com o lacônico: “E sede agradecidos”.
Penso que uma leitura cuidadosa da passagem acima me dá um plano completo e traçado daquilo que eu, pessoalmente, posso contribuir para a paz neste mundo, no meu cantinho hoje. Quando sou confrontado com pequenas irritações, que eu dê um passo atrás, com “misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência”. Que “reine no meu coração a paz de Cristo”, pois ela me liga “num só corpo”; à unidade que Ele pretendia, n’Ele. E que eu seja agradecido hoje, por mim, por outras pessoas e pelas coisas como elas são, e não como imagino ou desejo que elas fossem.
Versão brasileira: João Antunes
© 2015, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com