A PRÉ-FESTA DA NATIVIDADE

Ó povo, celebremos a Pré-Festa da Natividade de Cristo! Elevemos as nossas mentes ao alto, enquanto subimos para Belém em espírito! Com pensamentos espirituais, contemplemos a Virgem enquanto ela se apressa para a gruta para dar à luz o Senhor e Deus de todos! José, ao contemplar a grandeza das maravilhas, pensou que só via uma Criança humana envolta em faixas, mas de tudo o que aconteceu descobriu que a Criança era o verdadeiro Deus, que concede ao mundo grande misericórdia.” (Hino das Vésperas Bizantinas, 20 de dezembro)

Hoje é o primeiro dia da “Pré-Festa” (Προεόρτια, Предпразднство) da Natividade, para aqueles que seguem o Calendário Juliano Revisado. Os cinco dias da Pré-Festa da Natividade são tradicionalmente um período de jejum e de foco intensificados na “visão” da festa que se aproxima. Como podemos ver no hino acima citado, somos convidados a “elevar as nossas mentes ao alto” e nos situarmos no Evento que muda o mundo, desdobrando-se nas e através das vidas da Virgem e de José; a “subir para Belém em espírito”, e a “contemplar a Virgem enquanto ela se apressa para a gruta…”.

Em meio ao alvoroço antes do Natal, quando talvez estejamos “apressados” não para ir para uma gruta em Belém, mas para os centros comerciais e supermercados, que eu faça uma pausa e contemple a “grande misericórdia” da humilde e silenciosa vinda de Cristo à minha vida. Que eu não fique estressado, mas seja abençoado pelos meus preparativos para a festa, indo ao encontro d’Aquele que vem, e encontrando-O com honestidade e gratidão. “Elevemos as nossas mentes ao alto, enquanto subimos para Belém em espírito!”.

Versão brasileira: João Antunes

© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com