Cristo ressuscitou, meus amigos! No pronunciamento de hoje, depois dos bombardeamentos de Odessa (cidade natal do meu avô) ontem no Santo & Grande Sábado, o Presidente Zelensky partilhou os seguintes pensamentos, que considerei úteis para aqueles de nós que tiveram dificuldade em celebrar a Ressurreição, face a toda a morte acontecendo na Ucrânia:
“… Para os cristãos orientais foi o Grande Sábado;” diz Zelensky sobre ontem, “o dia entre a Crucificação e a Ressurreição. Parece que a Rússia tem estado presa, especificamente neste dia, há anos. — No dia em que a morte é vitoriosa e Deus pareceu ausente. Mas haverá a Ressurreição. A Vida vencerá a morte. A verdade vencerá qualquer falsidade, e o mal será punido. E a Rússia terá de reaprender estas verdades. Será uma questão de tempo”.
Hoje, as vozes seculares estão pregando o que tem de ser dito pela Igreja. O que o Presidente Zelensky diz é tão verdadeiro, que “Deus pareceu ausente” aos primeiros discípulos de Cristo, naquele (para nós) “muito abençoado” sábado, que foi para eles o mais negro dos sábados, quando toda a esperança foi enterrada com o seu amado Mestre.
Graças Te dou, Senhor, por nos enviar a Tua sabedoria desde lugares inesperados, quando tantos de nós, dentro da Igreja, estamos perdidos ausentes de palavras sábias. E obrigado, Presidente Zelensky, pelo seu humilde serviço e testemunho.
Versão brasileira: João Antunes
© 2022, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com