“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim estará salvo; há-de entrar e sair e achará pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.” (João 10,9-16)
Todos nós precisamos “pertencer”. Por quê? Porque fomos feitos dessa forma, para participar, e ser parte da Unicidade de Deus e da “abundante” Vida de Deus. É, tanto espiritual quanto psicologicamente, atormentador para nós sentirmo-nos fora da Vida, como peças de quebra-cabeça que simplesmente não se encaixam em qualquer lugar. Muitas pessoas passam pela vida com essa sensação, ou pensam assim, em algum momento ou outro.
Cristo, o Filho de Deus Encarnado, é a “porta” através de Quem nós, que antes éramos forasteiros e desajustados, “entramos” na Vida verdadeira, e nos tornamos cidadãos apropriados do mundo de Deus. Outros, meramente humanos construtores de comunidades, podem nos oferecer algum senso de pertença, — como nosso partido político, nosso clã, nosso time de futebol favorito, etc. — mas nenhum desses “mercenários” pode nos “salvar”, quer dizer, fazer-nos “completos” dentro de nós mesmos e com o mundo de Deus. Fora da comunhão com Cristo, nós sempre nos encontramos “dispersos” no final do dia. Graças Te damos, Senhor, por entregar Tua vida por nós e fazer-nos Teus e de mais ninguém. Hoje ouço Tua voz e entro por Tua porta, ao invés de vagar sem rumo, onde nunca realmente pertenço.
Versão brasileira: João Antunes
© 2018, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com