O ANJO ANÔNIMO

Um Anjo de paz, guia fiel e guarda de nossas almas e de nossos corpos, peçamos ao Senhor.” (Grande Litania de Súplica, Divina Liturgia)

Esta súplica me recorda de pedir, ao invés de assumir como garantido, o ser invisível e inteligente chamado aqui de “Anjo da paz”, também conhecido como o meu “anjo da guarda”. Assim, sou recordado que este “alguém” invisível me é dado por Deus, para cuidar de mim, como está escrito no Salmo: “Ele deu ordens aos seus anjos, para que te guardem em todos os teus caminhos” (Salmo 91,11).

Este “anjo” não é apenas um “guarda de minha alma e de meu corpo”, mas também um “guia fiel”, porque ele é o “mensageiro” (άγγελος em grego significa “mensageiro”) de Deus. Ele me comunica as “mensagens” de Deus, falando comigo em minha consciência e de outras maneiras, quando estou aberto a “ouvi-lo”. Agora, muitas vezes podemos esquecer nossos “guias fiéis”, e muitas pessoas têm dificuldade em acreditar em sua existência em primeiro lugar. No entanto, eles nos protegem e nos guiam, tanto de forma invisível como anônima. Como um “Anjo de paz”, meu anjo da guarda não deixa de fazer o que faz, mesmo quando não recebe crédito por isso. Não há celebridades entre os “anjos”, que pertencem ao mais baixo “posto” dos poderes incorpóreos invisíveis. Nem sequer sabemos o nome do anjo que rolou a pedra do túmulo de Cristo e transmitiu essa alegre notícia às mulheres: “não está aqui, pois ressuscitou…” (Mateus 28,6). Pelo que sabemos, ele inclusive pode ser o anjo da guarda de alguém hoje, vagando tranquilamente, certificando-se de que algum motorista de caminhão desavisado em algum lugar chegue a casa em segurança para sua esposa e filhos.

Hoje gostaria de agradecer a Deus, não apenas por sua sutil orientação e “mensagens”, que tantas vezes me impeliram na direção certa, mas também por seus “mensageiros”, os anjos. Eles guiam e guardam nossas almas e nossos corpos de forma abnegada e anônima, mesmo quando não percebemos ou não lhes damos graças por isso.

Versão brasileira: João Antunes

© 2016, Ir. Vassa Larin
Reflexões com café na manhã: 365 devoções diárias para pessoas ocupadas
www.coffeewithsistervassa.com