REMIR O TEMPO

Vede, portanto, cuidadosamente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo (ἐξαγοραζόμενοι τὸν καιρόν), porque os dias são maus. Por esta razão não vos torneis insensatos, mas entendei qual é a vontade do Senhor. Não vos embriagueis com vinho, no qual está a devassidão, mas enchei-vos do Espírito, falando uns aos outros em salmos e hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando ao Senhor em vosso coração” (Efésios 5,15-19)

Diariamente, somos chamados a “remir o tempo”. O que isso significa? “Remir” (ou “aproveitar ciosamente”), neste contexto, significa: 1. Avaliar/compreender o significado do “tempo”, isto é, de toda situação ou oportunidade específica ou desafio, à luz do propósito dado por Deus, para tornar-nos “mais como” e “mais em” Ele; e 2. Oferecer o melhor de nós mesmos, fortalecidos pela graça de Deus, ao responder à situação/oportunidade/desafio imediatos.

Hoje, neste segundo dia do Jejum dos Apóstolos, que eu “cante e louve ao Senhor em meu coração”, por meio de alguma oração sincera e pela contemplação de Sua palavra. Quaisquer que sejam as minhas oportunidades ou desafios hoje, em meu trabalho ou em meus relacionamentos pessoais, que eu não os enfrente sozinho, de acordo com minhas “luzes” meramente humanas. Que Deus me “encha do Espírito” Que pode e quer “vir e habitar em nós”, e nos socorrer de nossos medos incapacitantes e outras distorções do “tempo”, e auxiliar com as oportunidades imediatas, se apenas nos abrirmos à Sua graça. “Vinde e habitai em nós, purificai-nos de toda mancha, e salvai nossas almas, Vós que sois Bom!”

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com