ELE VOS VIVIFICOU

… e sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja, que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos. E vós outros estáveis mortos por vossas faltas, pelos pecados que cometestes outrora seguindo o modo de viver deste mundo, do príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes.” (Efésios 1,22-2,2)

São Paulo está alegando que nós, membros da “Igreja, que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos”, não mais “pecamos” ou “cometemos faltas” — por isso “vivificados”? Não, o apóstolo sabe que ainda somos uma obra em andamento, que ainda “pecamos” e “cometemos faltas” em algumas ocasiões, ficando aquém da “plenitude” de nosso chamado. Mas São Paulo está, de fato, afirmando que somos dedicados e “vivificados” para esse chamado; para o propósito de Deus para nós. Conforme ele escreve alguns versículos após os citados acima: “Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos” (Efésios 2,10). Portanto, somos abençoados por conhecer e seguir o Caminho em que “devemos seguir”, por mais malsucedidos ou bem-sucedidos que sejamos. E não nos imaginamos “caminhando”, sempre que realmente “caímos” — como imaginávamos quando estávamos “mortos por vossas faltas, pelos pecados que cometemos outrora seguindo o modo de viver deste mundo…”.

Graças Te dou, Senhor, por me “vivificar” até a verdadeira “plenitude”, Sua “plenitude”, e “vivificado” para o fato de que “o modo de viver deste mundo” não é “isso”. Nenhum dos “modos de viver” ou “príncipes” ou “potestades” deste mundo podem preencher o buraco em meu coração. Mesmo que eu “fique aquém” ou “caia”, uma e outra vez, sempre posso voltar e ser restaurado em e por Teu Corpo que é a Igreja. Hoje, me reconecto conTigo, em alguma oração sincera, como Tua agradecida obra em andamento, para que eu possa realmente “andar” e avançar em Ti.

Versão brasileira: João Antunes

© 2019, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com