TRANSFIGURAÇÃO & AUTODOAÇÃO

Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas. Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus. Pedro tomou a palavra: ‘Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias’. Com efeito, não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados. Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: ‘Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o’. E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles.” (Marcos 9,2-8)

Enquanto aqueles que seguem o Calendário Juliano Tradicional celebram a grande festa da Transfiguração esta quarta-feira, estou refletindo na abnegada, embora ingênua, preocupação de São Pedro em providenciar “tendas” para abrigar o Senhor, Elias e Moisés, – mas não para ele próprio ou seus companheiros apóstolos Tiago e João. Estou refletindo que, quando somos visitados pela graça de Deus; quando Deus nos faz humildes com uma verdadeira “coisa boa” em nossas vidas, – e percebemos que isso não vem de “nós”, mas d’Ele, – tornamo-nos particularmente capazes de autodoação, em nossa gratidão.

Hoje, que eu abra meus olhos e meu coração à “coisa boa” que é a graça de Deus, que me ajuda a crescer em serviço e utilidade para os outros, em vez de me concentrar nas “coisas boas” deste mundo de uma forma sem a graça ou ingrata. Senhor, ajuda-me a receber de Ti, em vez de acumular para mim as “coisas boas” de minha vida, para que elas possam ser revelações transfigurativas de Ti e da Tua doação de Si próprio em meu mundo.

Versão brasileira: João Antunes

© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com