“Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram. Porque não há coisa oculta que não acabe por se manifestar, nem secreta que não venha a ser descoberta. Vede, pois, como é que ouvis. Porque ao que tiver lhe será dado; e ao que não tiver até aquilo que julga ter lhe será tirado.” (Lucas 8,16ss)
É importante, o Senhor está dizendo-me aqui, não só “que” eu ouça Sua palavra, mas “como” a ouço. Mesmo quando não a compreendo bem, Ele chama-me ao estudo paciente de Sua sabedoria divina, em humilde e orante docilidade. “Porque não há coisa oculta que não acabe por se manifestar” a um coração atento às pequenas revelações diárias de Deus. A quem “tiver” esta atenção, ou “ouvidos para ouvir”, a sabedoria e compreensão de Deus “lhe serão dadas”. Pelo contrário, se eu for desatento à voz de Deus em minha vida, mesmo aquilo “que julgo ter”, — digamos, a Ortodoxia em seus belos ritos e tradições, — “me será tirado” para todos os fins práticos. Ou seja, se estou apenas seguindo pelos movimentos/palavras exteriores de nossa Tradição, sem deixar que sua luz entre em meu coração, então ela não fará qualquer diferença real em minha vida, ou na vida daqueles “que entram” nela.
Por isso, “estejamos atentos!” — digo a todos os meus sentidos, para que possa estar aberto a tudo o que Deus tem para me ensinar hoje, através das pessoas, situações, e tudo o mais que Ele me trouxer em meu caminho.
Versão brasileira: João Antunes
© 2020, Sr. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com