“Hoje, as forças celestiais invisivelmente celebram juntamente conosco: pois, agora, entra o Rei da Glória, agora se escolta o sacrifício místico já oferecido. Com fé e amor aproximemo-nos para participarmos (μέτοχοι, причастники) da vida eterna! Aleluia; aleluia; aleluia!” (Divina Liturgia dos Dons Pré-Santificados, Hino da Grande Entrada)
Este é o hino que cantamos na Liturgia Quaresmal dos Dons Pré-Santificados, quando o “sacrifício místico” do Corpo e Sangue de Cristo, os Dons já consagrados (consagrados na Divina Liturgia do domingo anterior), são transferidos do Altar da Prótese para a Santa Mesa no altar numa procissão solene. Aqui a unidade de “nós” com “as forças celestiais”, do terreno e do celeste, do temporal e do eterno, é sublinhada, tal como na Divina Liturgia Bizantina. Por quê? Porque o Corpo de Cristo reúne toda a criação, o visível e o invisível.
Portanto, que eu “me aproxime”, como sou convidado a fazer, para que eu possa ser um “participante” não apenas da “vida e vida somente” (nas palavras de Bob Dylan), mas da “vida eterna”, que se eleva e se estende além da minha pequenez e fragmentação. Sou convidado a participar no Corpo de Cristo, — consagrado, partido, e dado a mim. Que eu partilhe da Sua fração, para que eu possa ser restaurado à plenitude, visível e invisível. Amém!
Versão brasileira: João Antunes
© 2021, Ir. Vassa Larin
www.coffeewithsistervassa.com